Dúvidas sobre cabelos!

By | 21:13 Leave a Comment
Boa noite meninas!
Hoje vim mostrar algumas curiosidades sobre cabelos. Hidratação, queda dos fios, crescimento...  Acho o assunto interessante e quero dividir com vocês. Então, vamos tirar as dúvidas?





Por que meu cabelo não passa de um determinado comprimento? Máscaras de hidratação funcionam? É possível engrossar os fios? 


1. MEU CABELO NUNCA ULTRAPASSA O COMPRIMENTO DE UM PALMO ABAIXO DOS OMBROS. O QUE ACONTECE? 
Os fios crescem, em média, 1 centímetro por mês. Mas cada um de nós tem uma informação genética diferente, que também faz variar a velocidade de crescimento e o comprimento. Então, você deve estar geneticamente programada para ter fios de, no máximo, 50 centímetros. A boa notícia é que alguns medicamentos, que contêm aminoácidos, vitaminas e sais minerais, aumentam a oferta de matéria-prima que forma o cabelo. Ou seja, dão uma mãozinha, chegando até a duplicar a velocidade de crescimento e o comprimento.

2. POR QUE O CABELO FICA TODO ARREPIADO EM DIAS FRIOS?
Nesse caso, o problema não é a temperatura, mas a umidade relativa do ar. Quanto mais seco o ar, mais arrepiado o cabelo fica, pois cria mais eletricidade estática.

3. OUVI DIZER QUE SE USAR UM TERMOATIVO ANTES DE FAZER ESCOVA, PODEREI LANÇAR MÃO DO SECADOR TODOS OS DIAS QUE NÃO VOU ESTRAGAR OS FIOS. ESSA INFORMAÇÃO PROCEDE?
O termoativo é composto de um tipo de açúcar e de silicone ou derivados. Com o calor do secador, o açúcar derrete e o silicone forma um filme protetor. De fato, ajuda a proteger os fios, mas não totalmente.

4. O QUE MAIS PREJUDICA O CABELO: FAZER ESCOVA DEFINITIVA OU USAR SECADOR DIARIAMENTE?
Mesmo tendo uma frequência menor, a escova definitiva prejudica um pouco mais, porque associa dois tipos de danos: o térmico e o químico. De qualquer maneira, se você optar por fazê-la, é importante ver a embalagem do produto - não se intimide em pedir isso ao cabeleireiro - para certificar-se de que ele é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

5. TENHO A IMPRESSÃO DE QUE AS MÁSCARAS E AS AMPOLAS DE HIDRATAÇÃO NÃO PROPORCIONAM MAIS QUE UM EFEITO PURAMENTE COSMÉTICO. DÃO UM BRILHO DISCRETO E DEIXAM OS FIOS MACIOS POR ALGUMAS HORAS, MAS DEPOIS DE UMA OU DUAS LAVAGENS, O RESULTADO DESAPARECE.
Você tem razão. Os produtos cosméticos são ótimos aliados para tratar a aparência externa do fio, mas não agem internamente, nem alteram a qualidade do cabelo que ainda vai nascer. Se quiser melhora em longo prazo, é necessário avaliar a qualidade da sua alimentação e, eventualmente, fazer uma complementação oral.

6. SOU VEGETARIANA E TENHO NOTADO QUE MEUS FIOS ESTÃO ENFRAQUECIDOS. PODE SER FALTA DE CARNE?
Sim. O ferro, encontrado na carne, é essencial para que o cabelo cresça saudável. Se você restringe esse alimento, a saída é recorrer a cápsulas ou comprimidos do nutriente.

7. TINJO MEU CABELO DE CASTANHO E, COMO ELE É OLEOSO, LAVO TODOS OS DIAS. ACONTECE QUE LOGO FICA MANCHADO. EXISTE ALGUMA SOLUÇÃO, SEM TER QUE ABRIR MÃO DAS LAVAGENS?
Talvez seu cabelo esteja muito poroso, o que facilita a perda da cor. Mas isso também pode acontecer por causa da qualidade da tintura. Tente outra marca. E o ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não, com um xampu específico para cabelos coloridos. Mas, se não segue essa regra, intercale as lavagens com um xampu a seco, que limpa os fios sem usar água.

8. RECENTEMENTE, MEU CABELO COMEÇOU A CAIR. É POR CAUSA DA QUÍMICA? NÃO VIVO SEM ELA.
A química pode até quebrar os fios, mas não faz cair. Se você está tendo queda, pode ser por conta de um problema hormonal ou nutricional.

9. ÀS VEZES, TENHO A IMPRESSÃO DE QUE O CABELO SE ACOSTUMA AO XAMPU E, POR ISSO, TENHO QUE TROCÁ-LO.
Isso pode ocorrer por dois motivos: ou você está usando um xampu que adere aos fios e, depois de um tempo, acaba deixando-os com aspecto e toque ruim, ou a culpa é do ciclo menstrual. As mulheres têm um pH (medida de acidez) no couro cabeludo que muda com o passar dos dias, e o xampu interage com esse pH. Assim, numa semana, ele está maravilhoso e, na outra, pode não ter o mesmo efeito. Primeiro, experimente trocar o produto. Se perceber que age como o outro, teste um novo xampu só quando estiver no período menstrual.

10. MEU CABELO É INDOMÁVEL E COSTUMO PRENDÊ-LO MESMO APÓS LAVÁ-LO. É PREJUDICIAL?
Sim. O cabelo molhado fica mais sensível à força, então, pode ficar mais frágil onde você prende.

11. QUAIS OS SINAIS DE QUE MEU CABELO CAI MAIS DO QUE O NORMAL? VERDADE QUE PERDEMOS MAIS FIOS NO OUTONO?
O normal é perder até 100 fios por dia. Se começar a notar cabelo caindo pela casa ou no travesseiro pela manhã, por exemplo, é mau sinal. E não, não existe uma estação que favoreça a queda.

12. MEU CABELO É MUITO FINO, TANTO QUE TENHO ATÉ VERGONHA DE FAZER UMA TRANÇA, POIS FICA FININHA. HÁ UMA MANEIRA DE ENGROSSÁ-LO?
Sim. É preciso analisar seus hábitos alimentares, pois a falta de algum nutriente (como ferro e proteína) pode ser responsável por esse quadro, e também seus hormônios. Alguns medicamentos, que são aplicados no couro cabeludo, atuam inibindo a ação do hormônio masculino (responsável por afinar o fio e também pela queda) no folículo piloso (nome das estruturas que produzem os cabelos e pelos que cobrem nosso corpo). Eles podem aumentar a espessura do cabelo, mas devem ser prescritos por um dermatologista. Se você tem cabelo fininho desde a infância, também é preciso investigar a causa, pois com o tempo e a variação hormonal, ele costuma afinar ainda mais.

13. MEU CABELO É CRESPO E, APESAR DE CUIDAR BEM DELE, ESTÁ SEMPRE OPACO E FICA AINDA PIOR SE NÃO É ESCOVADO. COMO CONTORNAR O PROBLEMA?
Lembre-se de que a luz reflete de forma irregular no cabelo crespo e que, além disso, a oleosidade não se distribui uniformemente nesse tipo de fio, o que contribui para que seja menos brilhante. No entanto, se notou piora no quadro, a sugestão são os complexos vitamínicos voltados para o cabelo. Com eles, você trata não só os fios que já existem, mas também aqueles que ainda vão nascer. Para melhorar a aparência, hidratações e xampu sem sal são ótimas pedidas.  
Essas dúvidas eu tirei de uma revista Marie Claire.
E aí, gostaram?? Espero ter ajudado!       

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é muito importante para nós!
Obrigada, beijos!